top of page

O PREA atua para despertar a consciência crítica e científica da sociedade sobre questões que envolvem a inter-relação homem-sociedade-natureza

materiais de Educação AmbientaL

CRIADOR E CRIATURA

Alessandro Antunes começou como aprendiz de pesquisa de campo, mas logo desenvolveu um profundo interesse em expandir os limites da educação ambiental, buscando novas abordagens para atrair e envolver diferentes públicos.

Conectando-se a um grupo de novas pessoa em Nova Friburgo, Alessandro começou a estudar e criar novas formas de aproximar o interesse e a compreensão de crianças, jovens e adultos sobre questões ambientais.

IMG_2250.jpg
EE GAMES RELIQUIAS BRASILIS logo.jpg

LIVRO DE COLORIR DA TURMA DO AURITA

Com ilustrações do cartunista Rafael Bucharel, este livro conta em uma linguagem fácil algumas informações básicas sobre o  habitat e comportamento de C. aurita.

​

O público-alvo deste livro de colorir são crianças entre 2 e 6 anos.
Aprende-se sobre o meio ambiente através da narração de histórias com os fantoches da "gangue do Auritas", que é seguida pela atividade de colorir o livreto.


Ao final da atividade, propomos às crianças que elas se tornem autores, convidando-os a recontar a história de suas páginas recém-coloridas, ajudando-as a fixar conteúdo e desenvolver criatividade, confiança e comunicação.

​

Para maiores informações, aquisição e treinamento on-line, entre em contato com Alessandro Antunes +5524998185359

HQ NA TRILHA DO AURITA

Ilustrada por Lya Alves e André Alves, a história em quadrinhos ‘Na Trilha do Aurita’ foi desenvolvida como parte de uma abordagem formal em sala de aula para desenvolver a consciência ambiental em alunos do ensino fundamental e médio.

​

É um material de apoio indispensável para os professores, provendo aos alunos uma história sobre a vida e os desafios enfrentados pelo C. aurita. Com um estilo gráfico envolvente, esta história traz explicações de dúvidas e curiosidades e dura em média 20 minutos.

​

Após a leitura, os alunos são convidados para uma atividade lúdica que varia de acordo com a faixa etária: para o ensino fundamental, dominó e jogo da memória dos primatas; e para o segundo segmento do ensino fundamental e médio, os jogos de tabuleiro "Na Trilha da Aurita" e "Resgatando o Aurita".

JOGOS DE TABULEIRO

JOGO da VIda NA TRILHA DO AURITA

Além de ser um ótimo jogo para ser desfrutado por qualquer grupo, este jogo também pode ser usado como uma atividade de apoio à LEITURA da história em quadrinhos 'Na trilha da Aurita', feita em escolas OU OUTRAS INSTITUIÇÕES DIFERENTES.

 

Neste jogo, 4 participantes assumem a identidade de um personagem específico (o própria C. aurita, duas das espécies invasoras C. jacchus e C. penicillata, e do pesquisador). Através do jogo, os jogadores experimentam alguns perigos e prazeres que acontecem aos 4 personagens envolvidos em um projeto de conservação.

​

Para maiores informações, aquisição e treinamento on-line, entre em contato com Alessandro Antunes +5524998185359

RESCUING C. AURITA

Os 6 participantes deste jogo se tornam, cada um, responsável por um Parque Nacional ou Estadual para o qual eles precisam trazer indivíduos de C. aurita, salvos de diferentes tipos de ameaças. Este jogo também traz o conceito de espécie guarda-chuva, já que cada C. aurita resgatado traz consigo outra espécie em extinção.

 

Este jogo de tabuleiro é especial em vários aspectos. Primeiro ele mostra a área de ocorrência do C. aurita e do C. flaviceps e demonstra de forma evidente a invasão das outras espécies dentro destas áreas, pois seu tabuleiro é um mapa real dessa região com os pontos originados a partir do geoprocessamento de pesquisas

 

O segundo destaque do jogo é a proposição de se conhecer os parques nacionais e estaduais dessas áreas de ocorrência, parques que são criados justamente para garantir a preservação da natureza e das espécies ameaçadas de extinção.

​

Terceiro, cada criança não é apenas um  jogador, ela se torna um administrador de um dos 6 parques que o jogo apresenta, recebendo um cartão que tem a logomarca do parque e uma área no próprio cartão que diz: Centro de preservação.

​

O objetivo do jogo é resgatar e transferir com sucesso os C. aurita para áreas de preservação e evitar todas as ameaças.

 

Este jogo, desenvolvido pela equipe PREA junto a um grupo de voluntários de Nova Friburgo. O jogo oferece uma boa oportunidade para discutir o conceito de espécies guarda-chuva, porque o vencedor do jogo não é necessariamente quem resgatou mais auritas em perigo, mas sim, que outras espécies ameaçadas eles também salvaram. Os jogadores descobrem isso no final do jogo, virando as fichas de espécies que acumularam e ganhando pontos adicionais.

JOGOS DE CARTAS & dominó

JOGO DA MEMÓRIA DE PRIMATAS AMEAÇADOS

É um dos jogos mais conhecidos pelas crianças de todo o mundo.

Este foi desenvolvido para mostrar diferentes aspectos dos primatas ameaçados no Brasil, como tamanho e pelagem, com isso, a cada carta aberta o professor conduz os alunos a conhecer melhor nossas espécie e a diferenciá-las.

 

Com 36 cartas, o jogo possibilita uma interação de um grupo de até 10 alunos, desenvolvendo diversas capacidades como atenção e trabalho em grupo.


É uma excelente ferramenta para atividade de fixação após a contação da história do aurita, seja pela revista, ou pelo teatro de fantoches, pois com 3 ou 4 jogos de memória pode-se envolver todo o grupo de ouvintes.

Jogo de dominó de Primatas Ameaçados

Ilustrado com 7 primatas ameaçados de extinção no Brasil, este antigo jogo possibilita até 4 participantes serem orientados pelos professores sobre as diferenças fenotípicas que cada espécie representa em sua face.

 

As diferenças e semelhanças características de cada espécie e suas comparações, fazem deste jogo uma brincadeira divertida e uma boa reflexão sobre a evolução das espécies.

(colocar as caras dos primatas além do dominó montado)

EE GAMES dominos.jpg

Jogo de cartas RELIQUIAS BRASILIS

Um jogo de cartas original e competitivo, Reliquias Brasilis - Terrestrial Biomas, é um projeto piloto ainda em desenvolvimento inspirado no estilo dos jogos como Pokémon.

​

O jogo apresenta animais em risco de extinção em cada um dos biomas terrestres do Brasil, com 3 cartas de perigo (fogo, desmatamento e seca) e duas cartas de resolução desses problemas ambientais (chuva e "mãe natureza").

​

O carta "Mãe Natureza" é a carta mestra do jogo e salva os animais de todos os perigos, também representa as ações da humanidade para salvar o meio ambiente.

​

A versão DEMO possui 5 animais de cada bioma em risco de extinção e o valor de preservação de cada bioma. O vencedor do jogo será o preservador da natureza que salva mais espécies dos perigos que aparecem durante o jogo.

Para maiores informações, aquisição e treinamento on-line, entre em contato com Alessandro Antunes +5524998185359

mais que uma logomarca

EE GAMES RELIQUIAS BRASILIS logo.jpg

O logotipo da marca RELIQUIAS BRASILIS usada nestes jogos foi concebida para reflectir a situação precária em que os primatas (objecto dos jogos) estão. O nome RELIQUIAS BRASILIS representa a raridade e grande valor destes primatas e procura enfatizar o risco deles desaparecerem se tornando uma relíquia do passado.

​

Criado por Alessandro Antunes com a arte de André Alves.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

no começo

19420773_1324155927637778_20913576383063
21272166_881449042033892_742513618824722
WhatsApp Image 2018-08-04 at 16.15.31 (1
cartoon aurita (8).JPG
IMG_1573.jpg
WhatsApp Image 2017-09-10 at 22.49.11.jp
bottom of page