© PREA  2018

PRIVACY POLICY       |

O PREA atua para despertar a consciência crítica e científica da sociedade sobre questões que envolvem a inter-relação homem-sociedade-natureza

sobre o pREA

O Programa de Educação Ambiental – PREA – é uma organização não governamental de caráter socioambiental, composta por profissionais e acadêmicos de diversas áreas.

 

É uma entidade sem fins lucrativos, com duração indeterminada, sem vínculos partidários, livre e independente dos órgãos públicos.

 

O objetivo do PREA é desenvolver pesquisas socioambientais, disseminar a educação ambiental em todos os setores sociais e defender os direitos coletivos e difusos, seja da esfera administrativa ou judicial do meio ambiente.

Subsistindo das contribuições de seus membros, a PREA também recebe financiamento, vinculados à execução de seus projetos socioambientais, por meio de editais e parcerias com outras organizações, sempre enfatizando sua autonomia funcional.

Em parceria com a comunidade, universidades, prefeituras, empresas e museus, o PREA desenvolve pesquisas, seminários, palestras e atividades de educação ambiental voltadas à conservação e proteção social. Através de seus próprios projetos, a PREA visa a preservação do patrimônio ambiental juntamente com a prosperidade da população.

O Programa de Educação Ambiental (PREA) foi criado em 2001 com o objetivo de trabalhar em educação ambiental junto à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), numa perspectiva pluralista, envolvendo inicialmente mais de treze faculdades.

No ano de 2002 conquistou maior autonomia e tornou-se uma associação civil, ampliou seus objetivos e buscou materializá-los a partir de ações sociais em prol de seus fins e de projetos socioambientais na área de extensão e pesquisa, em parceria com a UFJF e outras instituições.

fuNdado em 2001

Inicialmente foi idealizado e fundado por educadores e estudantes de distintas áreas do saber. Atualmente o PREA tem como parte do quadro de membros, profissionais de áreas tais como geografia, direito, biologia, turismo, engenharia, comunicação, história.

 

A organização civil é dirigida por um Conselho Diretor composto por três integrantes e possui um Conselho Fiscal com dois integrantes, conforme seu Estatuto Social.

nossas ações


Buscando e promovendo sempre uma atuação conjunta com a comunidade,

o PREA desenvolve ações e projetos nas áreas de

                    

  Saúde e cidadania ambiental  

      Educação ambiental
Conservação da biodiversidade

 Valorização cultural

Na promoção da qualidade ambiental e na defesa dos direitos difusos e coletivos da sociedade, o PREA atua efetivamente nos Conselhos:

  • Conselho Municipal de Meio Ambiente de Juiz de Fora (COMDEMA/JF), como titular desde 2003;

  • Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (COPAM/MG), desde 2004;

  • Conselho Consultivo de Gestão da Reserva Biológica Poço D'antas/JF, como titular desde 2007;

  • Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA): atuação como membro da comissão desde 2010 até o presente (2018).​

  • Presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Afluentes Mineiros dos rios Preto e Paraibuna (PS1) na Gestão 2013/2018;

  • Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - (CEIVAP): atuação como membro do comitê e de sua Câmara Técnica (CTC), desde 2012 até 2017; e na vice-presidência em 2018.

 

Quando necessário, o PREA também atua por meio de denúncias, ações judiciais, dentre outras formas de garantir o cumprimento da legislação ambiental e dos interesses sociais.