© PREA  2018

PRIVACY POLICY       |

O PREA atua para despertar a consciência crítica e científica da sociedade sobre questões que envolvem a inter-relação homem-sociedade-natureza

Em outubro de 2016, durante nossas pesquisas, encontramos Sônia Penna, ex-diretora de pedagogia de escolas de Nova Friburgo, que rapidamente se tornou madrinha do C. aurita apresentando a questão do C. aurita ao vereador Pierre Professor.

Em novembro de 2016, Sônia promoveu uma reunião com o presidente da Agenda 21, onde Alessandro Antunes e Rodrigo Carvalho (PREA) conversaram com diversos representantes da sociedade civil de Nova Friburgo, incluindo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglar.

Esta conferência da Agenda 21 trouxe várias pessoas importantes para participar do Projeto, formando uma equipe local comprometida em promover a conservação do C. aurita na região: Aniceto José, que é patrocinador, voluntário e parceiro no desenvolvimento de jogos de educação ambiental; Bruno Felice, que participou de levantamentos e propagação do projeto; Alberto Iezze como fotógrafo e design gráfico; e Rafael Bucharel, o artista da primeira revista em quadrinhos do C. aurita.

Em março de 2017, o vereador Pierre e a equipe do PREA apresentaram uma proposta de lei à Câmara de Vereadores.

Encontro com a comunidade e associações locais em Lumiar para falar sobre o Projeto de Conservação do C. aurita e os planos para se criar uma reserva municipal na região.

Entrevistas em rádio, TV e jornais começaram a difundir a ideia de que a cidade de Nova Friburgo pode ajudar a salvar uma espécie ameaçada de extinção

 

(Artigo escrito por Rodrigo Carvalho e publicado no Jornal Século XXI).

No dia 23 de agosto de 2017, a cidade de Nova Friburgo, localizada no topo da cadeia montanhosa da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, declarou o Callithrix aurita como patrimônio da biodiversidade e emblema da cidade.

Em julho de 2018, Dominic Wormell, da Durrell Wildlife Conservation Trust, e Rodrigo Carvalho foram à Prefeitura de Nova Friburgo para falar sobre o Projeto de Conservação do C. aurita, sobre a importância de criar uma Reserva Municipal para essa espécie na região, e expressar seu reconhecimento pela cidade ter decretado o C. aurita como seu património e emblema.

aurita reserve project in Lumiar (nova friburgo)

PROJETO DA RESERVA DO C. AURITA EM LUMIAR

(NOVA FRIBURGO)