top of page

O PREA atua para despertar a consciência crítica e científica da sociedade sobre questões que envolvem a inter-relação homem-sociedade-natureza

Traçando um caminho para a conservação - o projeto Fortaleza de Sant'Anna foi aprovado pelo FUNBIO com o objetivo de desenvolver os estudos socioambientais preliminares para a criação de uma Unidade de Conservação nas terras da Fazenda Sant'Anna.

PROJETO FORTALEZA DE SANTANA_edited.jpg
FOLDER PREA 1_edited.jpg

Sua história é rica em passagens e personagens de magnitude nacional, e devido à sua posição de maior e mais produtiva Fazenda da Zona da Mata Mineira, influenciou diretamente o surgimento dos municípios de seu entorno. Também fazem parte da história da Fazenda as pessoas que ali vivem há mais de quatro gerações, personagens contemporâneos que representam a cultura viva do local.

A Fazenda da Fortaleza de Sant’Anna, localizada na Zona da Mata de Minas, foi fundada no início do século XIX e resguarda em seus mais de 4.600 hectares um representativo patrimônio natural, arqueológico, cultural e histórico, fatores que colocam esta localidade no patamar de território de interesse público e coletivo.

Suas terras abrigam um dos mais conhecidos sítios arqueológicos indígenas, documentados por expedições científicas e que hoje faz (fez) parte do acervo destruído pelo recente incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.                                                                                        

FORTALEZA SANTANNA copy.jpg

O projeto teve início em 2010 e foi concluído em 2012, resultando em um relatório abrangente sobre os potenciais e os conflitos socioambientais da antiga Fortaleza de Sant'Anna, entregue ao FUNBIO e ao Ministério do Meio Ambiente.

PROJETO fortaleza de SANT'ANNA 

bottom of page