© PREA  2018

PRIVACY POLICY       |

O PREA atua para despertar a consciência crítica e científica da sociedade sobre questões que envolvem a inter-relação homem-sociedade-natureza

REDE DE SEMENTE NATIVAS DE MINAS GERAIS

REDE DE SEMENTES NATIVAS DE MINAS GERAIS foi um projeto do PREA em parceria com a The Nature Conservancy - TNC

 

Trabalhamos para criar uma rede de coletores de sementes nativas para o uso em reflorestamento de áreas degradadas e para a geração de renda familiar de pequenos proprietários de terra.

Entre 2009 e 2012, foram realizados treinamentos de colecionadores para a identificação e seleção de matrizes arbóreas e para a coleta, preparo e estocagem de sementes para serem devidamente direcionadas para viveiros envolvidos em reflorestamento.

Grupos de coletores de sementes, distribuídos em 6 municípios da Zona da Mata de Minas Gerais (Fervedouro, Além Paraíba, Goianá, Torreões, Juiz de Fora e Baependi) foram qualificados com o apoio de parceiros locais como a Emater e a Embrapa.

Como resultado deste processo de qualificação de trabalho, 130 Kg de sementes nativas foram apropriadamente coletadas de 26 espécies de árvores identificadas.

Esse montante foi distribuído para a ONG AMA-JF e seus parceiros envolvidos na recuperação da Mata Atlântica.

O logotipo e o folheto de publicidade foram usados em todos os eventos para que o projeto se tornasse conhecido pelo público em geral.